Home / Entrevista de Emprego / Salário: veja como abordar o assunto na entrevista de emprego

Salário: veja como abordar o assunto na entrevista de emprego

 

Quem procura por um novo emprego, além de novos desafios, na maior parte das vezes, quer um salário que permita uma vida mais confortável. Contudo, segundo alerta a consultora de planejamento de carreiras da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Karla Mara Alves de Oliveira, a forma como o assunto é introduzido pode ajudar ou atrapalhar o candidato a um emprego.

De acordo com Karla, quando a pessoa vai para a entrevista de emprego sem saber a faixa salarial da vaga, ela deve abordar o assunto somente no final da entrevista, tomando cuidado em como irá introduzir a questão.

“Não é mal visto perguntar sobre salário. O que não pode é perguntar logo no início da entrevista. Também é importante falar adequadamente. Em vez de perguntar, por exemplo, “qual é o salário?”, o melhor é questionar se a empresa já tem uma base de qual será a faixa salarial”, sugere.

Outra maneira de abordar a questão, diz Karla, é perguntar se a empresa tem um plano de carreira. Para ela, a pergunta demonstra interesse por parte do candidato e pode contar pontos a favor dele.

Faixa salarial
De modo geral, afirma a consultora, ao abordar salário, seja na entrevista de emprego, seja no currículo, o candidato deve sempre considerar uma faixa salarial e não um valor específico, mesmo quando a empresa pede pretensão salarial.

“É importante que a pessoa faça uma pesquisa antes do que se paga no mercado, antes de colocar uma faixa salarial no currículo. Além disso, é legal que a pessoa coloque entre parênteses que é flexível para negociações”.

O conselho da faixa salarial também vale, ao falar do salário anterior, sendo que, neste caso, alerta Karla, é importante que o candidato nunca aumente ou diminua a faixa, pois, na primeira hipótese, a empresa irá saber qual era o salário anterior do trabalhador ao pedir a carteira de trabalho, podendo desistir da contratação ao verificar que ele mentiu. No segundo caso, o profissional pode se desmotivar rapidamente, ao ganhar muito menos do que o que recebia antes.

Fonte: Gladys Ferraz Magalhães- InfoMoney

Confira Também

profissao

A melhor forma de escolher uma profissão

 Eu devo escolher uma carreira ou uma profissão? Q uando eu era bem mais novo, ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *